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a Escola Bloco B

Estamos em constante busca por novos terrenos, por territórios a serem explorados. Em cada terreno consolidamos alicerce, por meio de parcerias e colaborações. Nossos pilares são o ensino e a prática de projeto. Nossas lajes são cada etapa concluída:  eventos, cursos, debates, ações e todas as atividades que empreendemos pouco a pouco. Portanto nossas lajes são artesanais, edificadas para alcançar a próxima laje. Não há limite de pavimentos. 

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Nossas paredes existem, mas são envidraçadas. Elas são nossos limites, sem que se imponham rígidas. Do contrário, sempre mantemos em vista novos horizontes, novos terrenos. Na construção dessa escola fizemos o compromisso com o tema ‘expandir fronteiras’, transformando paredes em janelas, interfaces com territórios outros. 

expandir fronteiras 

Queremos trazer para o debate o estudo de arquiteturas e correntes de diversos lugares, discutir modos de fazer, técnicas e temas que nem sempre são usuais para nós. Expandir fronteiras também significa pesquisar e encontrar essas parcerias. Para a agenda de 2020, buscamos colaborações de colegas de profissão, de artistas, bem como de integrantes do setor da construção civil, pois entendemos a importância da atuação de diversos profissionais que estão presentes no campo da arquitetura. Afinal, se estamos falando de ensino estamos falando dos conhecimentos que se somam ao nosso e que ganham sentido dentro de um universo humanista onde atua o arquiteto e urbanista. 

histórico:

ações e debates 

O Bloco B foi responsável por encabeçar algumas ações, cuja proposta é lançar oportunidades de ocupação da cidade como um território de arte, cultura e lazer, bem como de cidadania e educação. Algumas dessas ações foram realizadas com suporte de editais – a partir deles conseguimos recursos para estruturar eventos de maior porte e alcance. Assim, podemos contribuir com a cidade a partir da nossa formação, repactuando o nosso compromisso com uma prática profissional que seja socialmente engajada. 

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Ainda, desde sua fundação, o Bloco B organizou cursos e debates com temas variados, realizados pelas sócias ou em parceria. Nosso ímpeto era incentivar a construção do pensamento crítico, da autonomia e, principalmente, do debate, pois é nele se calça a experiência de aprendizado e troca de conhecimentos. Sobretudo, queríamos seguir estudando e nos atualizando a partir de múltiplas contribuições. E é assim que perseguiremos os nossos ideais de ensino e formação em arquitetura, entendendo que esta não termina com o ciclo da graduação. 

objetivo

O objetivo da Escola Livre de Arquitetura é realizar cursos e eventos de apoio à formação da/o arquiteta/o, com a proposta de formação continuada, trazendo profissionais de diversas áreas e localidades do Brasil. A formação continuada é complementar à graduação e interessa àqueles que estão dentro ou fora da universidade. 

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Não é nossa intenção concorrer com o ensino acadêmico ou mesmo resolver as falhas dos cursos de arquitetura dentro das universidades. Buscamos o ensino complementar e, para tanto, também contamos com a produção acadêmica e com a colaboração de pesquisadores, professores ou estudantes, em um diálogo que leve contribuições para os dois lados. Entendemos também os limites entre a pratica profissional e a academia, não como uma dualidade, mas como lugares de formação e atuação do arquiteto, cada qual com a sua contribuição. Dessa forma, acreditamos que a principal colaboração de um escritório de arquitetura para o debate acerca da formação do arquiteto é a imersão diária na prática projetual. 

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Desde que fundamos o escritório, continuamos a perseguir a teoria e a buscar campos de ação como alimento para a pratica projetual. A partir desse tripé: teoria, prática e ação, estamos organizando uma agenda de atividades em diferentes formatos que resultem dessa inquietação e que se somem no processo de ensino e aprendizagem. 

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