Arquitetura Contemporânea Internacional

com Gabriel Kogan

Período: 28 a 31 de agosto de 2018 (10h)

Formato: presencial, em Florianópolis/SC

Curso sobre arquitetura contemporânea internacional com foco na obra de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Souto de Moura, Álvaro Siza e Peter Zumthor.

Os encontros debateram criticamente conceitos fundamentais dos arquitetos destacados, compreendendo interações entre teoria e prática a partir do estudo de projetos e textos. Entre os assuntos explorados, destaca-se a relação entre arquitetura contemporânea e cidade histórica, além das origens modernas da produção no pós-guerra. Aulas expositivas e discussões buscarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura. Pretende-se contribuir para a ampliação do repertório a respeito da arquitetura contemporânea internacional.

sobre Gabriel Kogan

Arquiteto e crítico de arquitetura formado pela FAU-USP; desenvolve atualmente doutorado na mesma instituição. Fez mestrado nos Países Baixos em Water Services Management no UNESCO Institute for Water Education (diploma reconhecido pela USP como mestre em Arquitetura e Urbanismo - Área: Habitat, 2016). Professor da Escola da Cidade (desde 2018) e palestrante convidado na Politécnico de Milão (POLIMI, Campus Mantova, desde 2015). Oferece cursos livres no MASP e MuBE. Colaborou com a Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Entre 2007 e 2015, trabalhou como arquiteto no Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o CENTRO Pesquisas Urbanas e edita a Revista Centro (http://revistacentro.org). Integra o juri do Troféu APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte (desde 2016).

  • Facebook
  • Instagram