moradia estudantil da Unifesp
Concurso de projeto de arquitetura para a moradia estudantil da UNIFESP para o campus Osasco/SP .
Etapa:
Anteprojeto
Equipe:
Bloco B + Loto Arquitetura
Local:
Osasco/ SP
2014
A proposta busca espacializar a ideia de habitação como a possibilidade de escolha contínua entre a vida coletiva e a vida privada, entre a companhia e a solidão, entre o aberto e o fechado, o ruído e o silêncio.
Isso se dá através de uma linha contínua, que faz a transição entre a célula individual, privada, e o espaço público da universidade e da cidade, diluindo o encontro entre essas duas esferas através de uma série de espaços semi-privados (as cozinhas, salas de estar e de estudos), distribuídos nos pavimentos dos edifícios, e de espaços semi-públicos (o cineclube, quadra de esportes, biblioteca, ateliê, espaço multiuso) acomodados na topografia do grande parque central, público, que leva à duas praças, uma ligando o conjunto com a alameda que corta o campus, e outra ligando-se à malha urbana da cidade.
Os blocos de moradia foram dispostos ao redor do centro do terreno, que se torna local de convergência, através dos fatos urbanos que organizam a vida comum. Nos blocos estão as células de habitação, local do tempo individual, particular, onde diferentes ritmos de vida se sobrepõem sem prejuízo para o coletivo.