• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CIRCUITO DE AÇÕES BLOCO B + CASA CANTO 2019

February 11, 2019

 

Rememorando o moderno na arquitetura catarinense O moderno, quando instaurado em Santa Catarina, surge em meio a cidades consolidadas que alternavam entre casas de estilo colonial, traços art déco e influências açorianas materializando, em meio a tal esquizofrenia arquitetônica busca-se implantar os cinco pontos defendidos pelos CIAMs. Tal sobreposição de tempos no traçado urbano forma uma composição interessante que fundamenta hoje o que chamamos de arquitetura catarinense. Atentando-nos especificamente ao período moderno, encontramos ricos exemplares com autorias de Pedro Paulo de Melo Saraiva ou do austríaco Hans Broos. Além destas, há ainda obras que fazem parte do histórico projetual de nomes internacionalmente conhecidos como a Biblioteca Pública Municipal desenhada por João Figueiras Lima (Lelé) no bairro Estreito, ou o Lagoa Iate Clube que, apesar das controvérsias, assume Oscar Niemeyer como autor. Isto, em se tratando única e exclusivamente de edificações modernas, podendo ainda inserir neste contexto projetos urbanos e paisagísticos como os já descaracterizados, porém não menos importantes, Parque Municipal Dias Velho, autoria de Burle Marx, ou o plano de urbanização de Jurerê Nacional, assinado por Oscar Niemeyer. Em apenas um rápido panorama é possível perceber a importância da arquitetura catarinense moderna para a história de tal período no nosso país. Exemplares que contam a história do desenvolvimento arquitetônico e urbano brasileiro, mas que permanecem esquecidos por seus habitantes, usuários e pelo próprio poder público. Uma rica materialização do período que se degrada e esvanece a olhos nus. Sofrem descaracterizações, falta de manutenção específica, servem como especulação imobiliária, da noite para o dia amanhecem fagocitados por um novo empreendimento. Levando em conta essa problemática, o tema de 2019 seria a “revisitação dessas obras modernas utilizando a arte como ferramenta crítica”.Propomos aqui uma série de eventos que acontecerão ao longo do primeiro semestre de 2019 que abordam a arquitetura moderna – catarinense em especifico –, trazendo à tona discussões que levam a uma prática arquitetônica mais consciente da história. A arte surge, então, na forma de intervenções pontuais, oficinas, cursos, palestras, concursos de ideia como tentativa de resgatar e revalorizar tais obras.Bloco B Arquitetura e HUB CASA CANTO se unem para uma série de eventos em 2019.

O objetivo desta conexão é um olhar para a Arquitetura Moderna Catarinense, que está se sendo destruída ao longo dos últimos anos, junto com a memória, e história recente da cidade e do estado.

O primeiro encontro será gratuito, em estilo "roda viva", onde o convidado, arquiteto João Paulo Serraglio,  será instigado por um grupo de profissionais a responder perguntas sobre a temática:  Hans Bros e o Brutalismo em Florianópolis.

 

Segue abaixo a programação completa:
1. CONVERSA DE PORÃO// 26.02// 19H. (evento gratuito):

HANS BROOS E O BRUTALISMO EM FLORIANÓPOLIS

Entre flores e palmeiras, irrompe o edifício.O duro monumento de concreto aparente se abre para paisagem através de grandes panos de vidro, camuflados pelo brise-soleil, de inspiração árabe, que protege o interior do sol inclemente. Depois alguém chamou isso de brutalismo - a arte de construir monolitos de concreto em meio à paisagem tropical. Essa segunda geração do nosso modernismo representou a maturidade da arquitetura catarinense. São as catedrais do nosso tempo, a representação mais bem acabada de um zeitgeist para onde ainda hoje nos voltamos quando queremos compreender o que é projetar em Santa Catarina.

____________

 

O segundo e o terceiro encontro acontecerão por meio de inscrição. Os cursos de pós-produção em arquitetura terão como temática a arquitetura moderna catarinense. Através dos programas Photoshop, InDesign e Ilustrator da Adobe serão produzidos conteúdos baseados nos edifícios deste período sediados em Florianópolis. Os cursos trarão uma reflexão sobre a situação dos edifícios e as possibilidades de retratá-los utilizando ferramentas de imagem contemporâneas.  

 

2.CURSO: PÓS PRODUÇÃO DE IMAGENS DE ARQUITETURA// 12-13-14.03// 19:30-22H. 

INSCRIÇÕES

Os alunos serão instigados a revisitar uma obra moderna catarinense, estudando a escolha compositiva volumétrica e a materialidade do projeto de acordo com a condições históricas do período. Através do software Photoshop faremos uma intervenção na obra (modelo 3D ou foto) recuperando suas características originais. As montagens, resultado da oficina, serão expostas em formato de galeria ou inseridas temporariamente na própria edificação em questão em forma de cartazes ou fotografias. 

Carga horária: 7h

Investimento:R$350,00

 

3.CURSO: ISOMÉTRICAS E DIAGRAMAÇÃO // 19-20-21.03// 19:30-22H. 

INSCRIÇÕES

Nessa oficina, cada aluno ficará responsável uma determinada obra moderna catarinense. Com esse material em mãos cada um aprenderá a diagramar uma prancha na qual será apresentada a obra. Passaremos por conteúdos compositivos e de expressão de uma ideia arquitetônica através da produção de uma isométrica utilizando o programa Illustrator. Todas as pranchas serão copiladas e se tornarão um livreto disponível para consulta on-line.

Carga horária: 7h

Investimento:R$350,00

____________ 

 

4. EXPOSIÇÃO: ESPÉCIES MODERNAS NA CAPITAL// local e data a definir.

 

Um grupo de convidados de diferentes formações apresenta, na CasaCanto, as imagens manualmente registradas de suas observações de edifícios modernistas  pré-selecionados pelos curadores Abreu Jr e Sandro Clemes, as quais documentam um acervo patrimonial significativo da história arquitetônica da cidade.

 

Data: lançamento no dia do primeiro evento

 

Evento aberto e gratuito.

____________________

Página do evento: aqui

 

 

Equipe Bloco B arquitetura

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

February 15, 2017

February 6, 2017

February 11, 2015

October 15, 2014

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square