• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Do urbanismo até a arquitetura de interiores, um olhar sobre o meio ambiente humano

December 17, 2014

 

 

Das funções que são incumbidas à um arquiteto todas estão relacionadas e interferem no cotidiano das pessoas que habitam todo e qualquer espaço construído. Poderíamos chamar de meio ambiente humano, hoje consolidado principalmente pelas cidades tanto em ambiente urbano como rural.

 

 

Para tal, o oficio como urbanista permite que o arquiteto projete através do desenho e do planejamento urbano, ferramentas que auxiliam na organização dos espaços de uma cidade. Algumas das diretrizes que podem ser pensadas são a mobilidade  (transporte, conexões viárias) , plano diretor , preservação de espaços verdes, entre outras que ajudam a proteger uma cultura através de sua memória e desenvolver um futuro. Este tipo de oficio só é possível através de um trabalho em conjunto com outras áreas do conhecimento, além da importante participação cidadã dos habitantes de uma cidade.

A cidade, então, é composta por um conjunto de edificações e o arquiteto tem como função desenhar essas edificação junto aos engenheiros civis, sanitários, elétricos. Neste ofício o arquiteto elabora uma composição de espaços que valoriza as funções internas de uma edificação, como as circulações e a representação de espaços com identidade e conforto ambiental, além das relações com o lugar em que a edificação se insere, como a insolação, ventilação natural, materiais adequados e sua expressividade estética na sua própria composição e na composição da paisagem da cidade.

 

Em uma escala menor, a arquitetura de interiores influencia diretamente as pessoas através  dos diferentes tipos de luz, de texturas, na escolha de bons materias e principalmente nas experiências que esse lugar pode oferecer , não estamos falando apenas em apartamentos ou casas de luxo, a arquitetura de interiores tem que ser pensada para todos. Em um mercado público, por exemplo, quais as aberturas devem ser valorizadas para convidar as pessoas para entrar? Quais os materias que poderiam tornar esse ambiente especial para a cidade? Que elementos podemos buscar  para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que circulam ali dentro?

 De uma forma geral, a arquiteura é importante pra melhorar a qualidade de vida das pessoas através das diferentes escalas que o mundo é composto. Obviamente, não  seriamos arquitetas se não acretitássemos em tudo isso e principalmente que todo ato de criação pode  transformar o mundo.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

February 15, 2017

February 6, 2017

February 11, 2015

October 15, 2014

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square