Apartamento Linea

Projeto de arquitetura de interiores unifamiliar.

Etapa:

executado

Equipe:

bloco B

Fotos: Pedro Caetano


Local:
Florianópolis /SC

2018

Este é um apartamento com cerca de 30m² que foi desenhado especialmente para um jovem. Sua estrutura física preservava as características antigas da década de 1980 e deveria se transformar em um espaço novo e contemporâneo.  

Desde a primeira visita, foi possível entender a linguagem do cliente: havia 10 peças de roupas no cabideiro, 2 tênis e algumas poucas camisetas dobradas seguidas da frase - "isso é tudo o que eu preciso". Um minimalismo que, de fato, não condizia em nada com as paredes decoradas em estilos florais e os rodameios artdeco que configuravam o ambiente principal do apartamento.  

Dessa maneira, surge uma linguagem puramente minimalista que norteou o conceito do projeto e se concretizou por meio de uma estrutura única que percorre os ambientes. O objeto linear feito de aço carbono pintado de preto ganha diferentes funções ao longo do seu percurso. O contraste com o fundo branco destaca o objeto que, por si só, é o que conduz o olhar de quem adentra ao ambiente, limitando a paleta de cores em um interessante jogo de sombra e luz.  

Nesse projeto, a redução máxima dos elementos foi um exercício desafiador. O desenho incorporou e materializou a essência minimalista do cliente, em que estar disposto a se livrar dos excessos nem sempre é um processo fácil. Com esse gesto, o projeto se apresenta como um manifesto de simplicidade, leveza e contemporaneidade em meio ao acúmulo e ao consumo. 

  • Facebook
  • Instagram