Este é um convite para criarmos juntos a Escola Livre de Arquitetura do Bloco B.
Gostaríamos que você fizesse parte deste momento em que estamos nos voltando ao estudo e compreensão sobre o papel de uma Escola Livre de Arquitetura no mundo contemporâneo. Por meio deste grupo de estudos, perpassaremos metodologias, teorias, críticas e aplicações práticas que envolvem um ensino livre de arquitetura. O grupo será aberto e receberá convidados especiais para discutirmos os temas abordados em cada módulo.
Para participar, preencha o formulário. Você receberá o link do encontro virtual e a bibliografia completa por e-mail.
MÓDULO 1 | Teorias da Educação
Para iniciar um debate sobre ensino de arquitetura e urbanismo, primeiramente devemos falar sobre educação e pedagogia em um sentido mais amplo, antes de tocarmos nas nossas disciplinas. Neste módulo, vamos conversar sobre os ensinamentos de Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro. Freire defendia a pedagogia como prática da liberdade; a educação na qual os sujeitos são encorajados a desenvolver o pensamento crítico e que os coloca como aprendizes ativos é capaz de transformar realidades. E essa transformação só é possível a partir da práxis, que se estabelece como uma ponte entre reflexão e ação, ou entre teoria e prática. Como encaminhar nossos pensamentos e ações para uma prática transformadora?
Convidado: Vitor Campos
Data: 01/09/2020
MÓDULO 2 | Metodologias de ensino de arquitetura
No ensino de arquitetura, muitos caminhos podem ser traçados e muitas experiências já foram feitas, mas ainda há um campo imenso a ser discutido explorado. Pesquisa, crítica, ensino a distância, processos decoloniais, canteiro de obras, cartografias sentimentais, protótipos digitais, maquetes, impressão 3D, sustentabilidade, função social do arquiteto, políticas públicas, mercado imobiliário. O que já aprendemos sobre o ensino de arquitetura e quais são os novos desafios na formação de arquitetos e urbanistas contemporâneos?
Convidado: Eduardo Westphal
Data: 08/09/2020
MÓDULO 3 | Desafios e potencialidades: Escolas Livres de Arquitetura no Brasil
Dotadas de uma ousadia, que muitas vezes falta à academia, as Escolas Livres de Arquitetura no Brasil surgem no intuito misto entre escritório, ateliê e escola. Ideias e desejos que compartilham um mesmo local. Mas quais são os motivos que instigaram esses jovens arquitetos a se aventurar neste mundo? Quais são as dificuldades em criar uma Escola Livre de Arquitetura hoje? Que sonhos as movem? Essas e outras questões serão debatidas nesse módulo, analisando casos de estudos e conversando com outras Escola Livres do Brasil.
Convidado: ELA: Escola Livre de Arquitetura
Data: 14/09/2020
MÓDULO 4 | Ensino como prática: metodologia da experimentação
É possível aprender construindo idéias? Quais são as portas que se abrem e as limitações das práticas projetuais baseadas em processos colaborativos e experimentais? Neste módulo vamos promover um encontro entre coletivos que trabalham com práticas de projeto não convencionais e utilizam o canteiro como espaço de aprendizado. A idéia do encontro é que através do compartilhamento de experiências possamos compreender alguns caminhos possíveis para aliar educação, práticas colaborativas e experimentação em arquitetura.
Convidado: Al Borde, Equador
Data: 21/09/2020
MÓDULO 5 | Crítica de arquitetura como ensino
O papel da crítica de arquitetura é bastante variável e sua relação com a prática arquitetônica bastante conflitiva. Conscientes dessa condição, propomos que esse eixo temático visite diferentes entendimentos sobre a crítica e nos esclareça como podemos aliála ao fazer arquitetônico - fazendo da própria crítica instrumento de ação. Entende-se a crítica, a teoria e a historiografia como esferas da cultura da arquitetura que se alimentam e que produzem questionamentos que dão suporte a atuação prática do arquiteto e urbanista.
Convidado: Rodrigo Bastos
Data: 28/09/2020