• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL

POR GABRIEL KOGAN

SOBRE O CURSO:  

Quatro encontros analisarão criticamente a arquitetura contemporânea internacional por meio das obras de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Souto de Moura, Álvaro Siza e Peter Zumthor. Outros arquitetos – como Lacaton & Vassale Sou Fujimoto – complementarão e ilustrarão as discussões.

O curso permitirá o aprofundamento sobre conceitos fundamentais dos arquitetos destacados, compreendendo interações entre teoria e prática a partir do estudo de projetos e textos. Entre os assuntos explorados, destaca-se a relação entre arquitetura contemporânea e cidade histórica, além das origens modernas da produção no pós-guerra.

Aulas expositivas e discussões buscarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura. Pretende-se contribuir para a ampliação do repertório a respeito da arquitetura contemporânea internacional. 

DATAS:

28, 29, 30 e 31 de agosto das 19h as 21h30

LOCAL:

Museu da Escola Catarinense - Florianópolis/SC

CARGA HORÁRIA:

10 horas

INVESTIMENTO:

345 + taxas

N. DE VAGAS:

50

** Bolsas disponíveis em casos específicos (por exemplo, estudantes do ProUni), enviar e-mail contendo carta de requisição e justificativa com o Termo de Concessão de Bolsa do ProUni (sujeito à disponibilidade; resultados divulgados apenas no fim das inscrições) para contato@blocob.arq.br

MINI CURRICULO: 

GABRIEL KOGAN . Arquiteto e editor, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, campus Mantova) entre 2015 e 2018 e na Escola da Cidade (desde 2018). Oferece cursos livres no MASP (2016) e MuBE (2017 & 2018). Foi colaborador da Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e e edita a Revista Centro. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.

mais informações: contato@blocob.arq.br