Ed. Residencial Weefor
Prêmio Destaque
Edifício residencial multifamiliar em Curitiba/PR.
Etapa:
Estudo preliminar
Equipe:
bloco B ( Camilla Ghisleni/ Gabriela Fávero/ Júlia De Fáveri)
+
Júlia Kosciuk
Gustavo Peters
Mariana Pfleger
João Ortiz
Ana Luísa Schoenell
Local:
Curitiba/PR
2022
EDIFÍCIO DILUÍDO
A pandemia ressignificou o que as pessoas buscam em um imóvel. Devido a demanda por ambientes com maior conexão com o exterior, é preciso repensar a forma como construímos os edifícios do presente e do futuro. Pensando nisso, o projeto tem como premissa criar o maior número de apartamentos sem perder a qualidade no que diz respeito a iluminação e ventilação naturais.
A partir da volumetria bruta que considera apenas os afastamentos frontais e laterais, foi feita uma divisão em três volumes principais, orientados pelo próprio formato do terreno. Essas formas são refinadas e seu posicionamento ajustado no terreno de modo a apresentarem afastamentos que possibilitem maior passagem de ar e entrada de luz solar.
Em cada pavimento, passarelas fechadas com policarbonato translúcido conectam o núcleo de circulação vertical às unidades. A circulação com vista permite que esse ambiente não seja apenas passagem, mas também contato com o exterior, integração do morador com os seus vizinhos e com a cidade.
APARTAMENTOS COM ATMOSFERA DE CASA
A angulação de dois dos volumes conforma um átrio central que permite a existência de apartamentos com três fachadas livres, com ventilação cruzada e abundante iluminação natural. Cada unidade de habitação é como uma casa suspensa do solo. A sensação de contato com a área externa é também possibilitada pela presença de amplas aberturas em praticamente todo o ângulo de visão do habitante ao desfrutar de sua área social, trazendo a paisagem da cidade para dentro do apartamento. Além disso, banheiros e cozinhas também possuem janelas, evitando-se o uso de ventilação forçada. Outra premissa do projeto foi evitar aberturas para os lotes onde já existem construção em altura e priorizar as sacadas para as vistas sem bloqueio.
TÉRREO ABERTO E CONVIDATIVO
O edifício acolhe o pedestre através de uma generosa praça coberta de um café aberto a cidade. A esquina é generosamente aberta ampliando a conexão visual entre as ruas e suavizando o trajeto.
A praça e o café possuem um pé-direito mais alto que é composto pela soma do pé-direito do térreo e parte do subsolo semi-elevado (1,20m). Essa diferença de nível também separa o espaço público do espaço coletivo privado do edifício, O equilíbrio entre privacidade e abertura, segurança e contato torna o edifício um elemento de conexão entre as diferentes esferas que conformam o ambiente urbano.
Na região do térreo mais distante da rua estão sendo propostos quatro apartamentos com um amplo terraço jardim, tirando proveito dessa região entre o edifício e divisa do lote.
PLANTAS BAIXAS
SUBSOLO ELEVADO
Com o intuito de minimizar custos de escavação, a laje superior do primeiro subsolo está parcialmente elevada em relação ao nível da esquina, seguindo critérios da legislação de Curitiba. Essa elevação também traz mais privacidade e segurança para os apartamentos do térreo. Além disso, o jardim frontal junto às duas ruas está sendo parcialmente escavado paratrazer mais iluminação, ventilação para os subsolos.O fluxo do estacionamento é organizado com entrada e saída independentes, minimizando assim o impacto no trânsito urbano e cumprindo a legislação para a largura dos acessos. A entrada do primeiro subsolo, com dois portões entre a clausura de segurança, fica o mesmo nível da rua Cândico Xavier, sem a necessidade de rampas. Com isso não há escavação em toda essa extensão dessa via, sendo possível preservar as raízes da Araucária existente.
DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE
ÁREAS DE LAZER E CONVIVÊNCIA
No térreo, junto ao acesso do edifício e com vista para a rua, estão academia, coworking e bicicletário. Este último também possui acesso independente pela Avenida Sete de Setembro, a fim de incentivar o uso fácil e prático da bicicleta. Trabalhar, praticar esportes e cuidar da saúde perto de casa é ideal para quem quer morar com qualidade e ao mesmo tempo não fazer tudo dentro do seu apartamento. Com vista para a rua, as atividades que são complementares à moradia estão relacionadas com espaço da rua.
O salão de festas foi estrategicamente localizado no ático para privilegiar uma vista panorâmica e uma integração com um amplo terraço aberto, além de evitar incômodo sonoro para os moradores.