Campanha: Vem por aqui

Equipe

Organizado por bloco B escola  

Local

Brasil - várias cidades

 

2021

A Campanha Vem por aqui é um desdobramento da Oficina de mesmo nome realizada virtualmente pela Escola Livre de Arquitetura do Bloco B em colaboração com a professora Arquiteta e Urbanista Paula Freire Santoro (FAU/USP-LabCidade) e as Cientistas Sociais Larissa Gdynia Lacerda (FFLCH/ USP-LabCidade) e Marina Kohler Harkot (FAU/USP).

A Oficina contou com 6 encontros ao longo dos meses de Outubro e Novembro, reunindo mulheres de várias cidades. Durante a oficina, as participantes desenvolveram propostas de campanhas que tinham como objetivo gerar reflexões sobre a vivência da mulher na cidade, trazendo, além da perspectiva de gênero, a interseccionalidade, ou seja, a sobreposição ou intersecção de identidades sociais historicamente excluídas e marginalizadas, bem como os diversos temas que tangenciam a experiência desses corpos oprimidos na cidade. Ao final, foi realizada uma campanha única e coletiva que consiste em um apanhado de questões que cada grupo trouxe.

Não podemos deixar de falar do doloroso acontecimento que foi a morte da nossa ministrante convidada, Marina Harkot, vítima de um atropelamento enquanto voltava de bicicleta para sua casa. Diante de cidades que matam, violentam e segregam, queremos cuidado, atenção, empatia e afeto contaminando ruas, parques, praças e avenidas. Acreditamos que essa é a cidade feminista e sabíamos o quanto Marina resistia e lutava por essa cidade que queremos construir.


Esse atravessamento que sofremos em meio à oficina moldou a campanha. A proposta final é um convite para que todas e todos ocupem a cidade com gentileza e cuidado, alegria e potência, pois assim é a cidade feminista: compromisso, zelo e empatia com as vivências que carregam todos os corpos que nela resistem.

Acesse o instagram da nossa campanha: @campanha.vemporaqui

Você pode baixar os modelos de lambes, adesivos e stencil aqui

Este projeto foi realizado a partir de um edital do CAU-SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e foi organizado pela equipe da Escola Livre de Arquitetura do Bloco B

  • Facebook
  • Instagram